“Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar a nossa empresa como um bom lugar para trabalhar?”
Muitas empresas utilizam essa pergunta como base para medir o eNPS – Employee Net Promoter Score, também conhecido como “NPS do colaborador” que é uma maneira de avaliar o nível de engajamento das pessoas nas organizações. Mesmo conectados, são conceitos diferentes e é importante entender suas diferenças, seja você um líder que está preocupado com os resultados, crescimento ou retenção, ou se você é um contribuidor individual e quer saber o que procurar em um local de trabalho.
A experiência ou jornada do colaborador (Employee Experience – EX) captura todas as ações que um empregador pode fazer para criar um local de trabalho que atraia e retenha talentos. É uma categoria ampla que inclui todos os pontos de contato entre empregado e empregador. Em linhas gerais, um programa bem estruturado de (EX) possui sete passos:
Atração > Contratação > Integração > Desenvolvimento > Performance > Retenção > Saída
Embora seja útil olhar áreas específicas, a experiência geral do funcionário é mais importante. Uma empresa que é muito boa, digamos, em integração, mas falha em outras áreas, provavelmente não reterá os talentos. Assim, a liderança deve se preocupar com a experiência geral do colaborador e como isso afeta cada pessoa que emprega.
“A experiência dos colaboradores tornou-se um elemento crítico da experiência de trabalho, pois eles acreditam (encontram significado), tornam-se (aprendem e crescem) e pertencem (conectam-se com os outros). Dave Ulrich – Co-Funder & Principal – The RBL Group
O engajamento dos colaboradores pode ser definido como o envolvimento e o entusiasmo das pessoas em seu trabalho, ou seja, se o (EX) é sobre o que o empregador faz, o engajamento é sobre como o colaborador se sente. Eles gostam de seu trabalho? Eles são produtivos, focados e energizados com o trabalho? E as relações entre colegas são fortes ou com espaço para melhorias?
Colaboradores engajados, simplesmente, gostam de seu trabalho. Eles têm um senso de pertencimento altíssimo e encontram significado no trabalho que fazem e o conectam ao seu próprio senso de propósito. Seu envolvimento é altamente valioso para o sucesso e o desempenho da empresa. Colaboradores engajados tendem a ter um desempenho melhor, permanecer mais tempo na empresa e serem mais criativos e motivados em seu trabalho.
E por que isso tudo é importante?
Uma boa experiência do colaborador é um passo em direção ao engajamento diferenciado. Experiências ruins afastam as pessoas, reduzindo o tempo que elas levam para se conectar ao propósito da empresa. Uma série de boas experiências compartilhadas por todos é o ingrediente principal para uma boa cultura — marca, valores, processos, políticas, normas e estratégias importam — e se feito com propósito e coordenação, ajudará a promover o envolvimento de todos. E isto é o objetivo final.
Estudos mostram que a experiência dos colaboradores (EX) traz enormes benefícios para as empresas além ser uma das prioridades máximas para líderes globais de RH, segundo o relatório Top 5 Priorities for HR Leaders in 2023 da Gartner. Neste outro artigo que escrevi, você encontra mais informações sobre Engajamento de Resultados.
Todos nós merecemos trabalhar em algum lugar onde estejamos engajados em nosso trabalho e valorizados por nossas contribuições. Muitos profissionais já percebem que têm opções que ofereçam a experiência que procuram. Este é um dos fatores impulsionadores da “Great Resignation” e um motivo pelo qual os líderes precisam acordar e prestar atenção ao engajamento dos colaboradores.
Em momentos de grandes mudanças e incertezas, a necessidade de um forte engajamento dos colaboradores permanece constante e importante como parte da estratégia das melhores organizações.
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