A prática regular de reconhecimento requer escolha e ação por parte das pessoas. Primeiro, porque demanda vulnerabilidade de demonstrar gratidão, incentiva o engajamento dos colaboradores e fortalece as relações humanas. Segundo, porque é importante conectar essa iniciativa com os valores e princípios das organizações.

Pense na última vez em que você colocou seu coração e alma em um projeto ou apresentação, moldou-o em algo de que se orgulhava e acertou em cheio na execução. Esse sentimento de realização é edificante, mas é multiplicado exponencialmente quando os outros percebem. O simples ato de reconhecer a conquista é um grande impulso para o moral e o desempenho dos colaboradores. E é por isso que o reconhecimento é tão importante. Quando as pessoas são reconhecidas ​​por suas contribuições, elas se sentem parte de algo maior e estão dispostas a trabalhar com a mesma intensidade em seus próximos projetos. O reconhecimento as conecta à organização, eleva o desempenho e aumenta a probabilidade de permanência.

Por inúmeras vezes estamos consumidos pela rotina de trabalho e “deixamos para depois” aquele momento que servirá de renovação de conexão com nossos pares, equipes, parceiros e amigos. Uma atitude 100% humana que irá demandar apenas um comportamento: ATITUDE. Nenhuma inteligência artificial (até o momento), irá reconhecer a conquista de uma venda importante, de um objetivo alcançado ou de uma promoção. Isso é inerente a nós.

Essa prática pode melhorar a motivação, a produtividade e a criação de um ambiente de trabalho positivo. Quando os colaboradores se sentem valorizados e apreciados, eles são mais propensos a se engajar no trabalho, se esforçar para alcançar metas e objetivos e há maior probabilidade de permanecerem na organização a longo prazo. Quando uma pessoa recebe feedback positivo e reconhecimento por seu trabalho, ela pode se sentir incentivada a buscar novos desafios e a melhorar suas habilidades. Isso pode levar a um aumento no conhecimento e nas habilidades da equipe e criar um círculo virtuoso dentro da organização, entregando um trabalho mais eficiente e de altíssima qualidade.

A prática do reconhecimento deve ser feita de forma consistente e apropriada. Não basta reconhecer os colaboradores ocasionalmente ou apenas em momentos específicos, como no final de um projeto ou fechamento anual. O reconhecimento deve ser incorporado como uma prática regular de gestão de pessoas, integrada ao dia a dia da organização.

Quer saber como implementar essa e outras soluções de RH em sua empresa?

Fale conosco: contato@azrelacoeshumanas.com.br

Siga-nos também no Instagram: @azrelacoeshumanas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *